Conheça abaixo as pastorais e movimentos presentes em nossa paróquia.

(Última atualização de informações: 17/01/2016 – 23h32)

 

Apostolado da Oração

Coordenação: Maria do Socorro Rocha Falcão

Contato:  2467-8075
Facebook: https://www.facebook.com/mariadosocorro.falcao.7

Reuniões

1ª Terça Feira do mês, às 14h00 – em Santo Alberto

O que é este Movimento?

Na sua longa tradição de quase dois séculos, o Apostolado da Oração é uma obra confiada pela Santa Sé à Companhia de Jesus, que tem como missão principal a formação de cristãos atentos e comprometidos com as necessidades da Igreja e do Mundo. Atualmente, mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo unem-se para rezar pelas intenções que o Santo Padre pede à Igreja, o que faz com que o A.O. seja uma enorme família de pessoas que diariamente oferecem o seu dia, no silêncio da oração e na profundidade espiritual das atividades cotidianas.

Tem como base a santificação da própria vida, através da relação pessoal com Jesus, que leva a uma atitude cristã de alegria e esperança no meio onde se vive e aberto às grandes intenções da Igreja e do mundo.

Apesar de tradicionalmente se ter organizado em grupos, presentes em muitas paróquias, o Apostolado da Oração não é um movimento eclesial, nem pretende ser um organismo que exija uma filiação ou compromissos particulares. É, antes de mais, uma proposta de espiritualidade, transversal a qualquer idade, cultura, estado social ou pertença a movimentos católicos.
Destina-se, por isso, a qualquer cristão que deseje viver mais profundamente a sua fé.

Pastoral Afro-Brasileira

Coordenação: –

 

Reuniões

Confira a Agenda Paroquial e veja quando será a próxima reunião desta pastoral.

O que é esta Pastoral?

Grupo de pessoas responsável pela conscientização e educação da igualdade racial na sociedade. Manifestações populares, cultura e história são três itens que descreve a atuação desta pastoral na sociedade. À luz da Palavra, pregam contra o preconceito. A PAB mostra a história da Igreja, construída pelos negros, como Santa Bakhita e São Benedito, além da Mãe Aparecida.

Pastoral do Batismo

Coordenação: Antônio

Contato: 2469-0475

Reuniões

Confira a Agenda Paroquial e veja quando será a próxima reunião desta pastoral.

O que é esta Pastoral?

A Pastoral do Batismo é uma Pastoral que prepara para o sacramento do Batismo, sinal que, pelo poder do Espírito Santo, nos faz participar da família de Deus, que é a Igreja Missionária, para vivermos como verdadeiros filhos seus, irmãos entre nós. Tem como objetivos, preparar pessoas adultas, principalmente os pais, junto com os padrinhos, para que tenham consicência da importância do Sacramento do Batismo, como iniciação cristã, pertença à Igreja, identidade católica, na vivência da fé eclesial missionária. Comprometer-se a educar os filhos na fé da Igreja e receber os demais Sacramanetos.

Pastoral da Criança

Coordenação: Nerci

Contato: (11) 4970-7670

Celebração da Vida:

Último Sábado do mês, às 14h00 – em Santo Alberto

O que é esta Pastoral?

A Pastoral da Criança tem por objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. (Artigo 2º do Estatuto).

Pastoral da Comunicação

Coordenação:

Contato:
Facebook:

Reuniões:

Todo 2º Domingo do mês às 08h45, em Santo Alberto

O que é esta Pastoral?

A Pascom nasce do desenvolvimento da conjugação entre a importãncia dos meios de comunicação, estratégias da comunicação e o processo de comunicação no ambito da evangelização. Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade.

 

Pastoral da Catequese

Coordenação: Wilson

Contato: (11) 2467-9554

Reuniões:

Confira a Agenda Paroquial e veja quando será a próxima reunião desta pastoral.

O que é esta Pastoral?

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Realizamos encontros semanais de formação, onde são apresentados temas do nosso cotidiano, iluminados pela Palavra de Jesus que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito, onde buscamos do verdadeiro sentido da vida e mudanças de atitude em relação a Deus, ao irmão e à irmã e à mãe Terra.

Pastoral do Dízimo

Coordenação: Claudinei

Contato: 2467-3810

Reuniões:

Confira a Agenda Paroquial e veja quando será a próxima reunião desta pastoral.

O que é esta Pastoral?

A equipe da Pastoral do Dízimo tem como missão:
– Conscientizar o paroquiano sobre sua responsabilidade com a comunidade da qual faz parte;
– Conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica, e espiritual do dízimo;
– Testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo.

Pastoral Familiar

Coordenação: Eugênio e Ana Paula

Contato: (11) 94360-6784
Facebook: https://www.facebook.com/geninho.msilva?fref=ufi&pnref=story
Facebook da Pastoral: https://www.facebook.com/pastoralfamiliar.santoalbertomagno

Reuniões:

Confira a Agenda Paroquial e veja quando será a próxima reunião desta pastoral.

O que é esta Pastoral?

A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor.

A Pastoral familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las – famílias bem constituídas, desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria, distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvos e em toda situação familiar que necessite de ajuda e acolhimento.

Ler mais: http://pastoralfamiliarnsamparo.webnode.com.br/sobre-nos/

Grupos de Rua / Base

Coordenação: Marli Aparecida de Lima Conti

Contato: (11) 2466-2045
Facebook: https://www.facebook.com/marliaparecidadelima.conti

Reuniões:

Confira a Agenda Paroquial e veja quando será a próxima reunião desta pastoral.

O que é este Movimento?

A experiência vivida nos círculos bíblicos ou grupos de rua revela que essas iniciativas da base foram geradoras de inúmeras comunidades. Estas já nasciam no espírito da colegialidade, segundo o qual todos participavam e se sentiam corresponsáveis pela comunidade. Portanto, se quisermos uma Igreja nova, com paróquias renovadas, como rede de comunidades ou comunidade de comunidades, precisamos multiplicar os pequenos grupos de cristãos que, em torno da Palavra de Deus, se unem e se reúnem para iluminar sua prática inspirados pela pergunta de fundo: “O que faria Jesus se estivesse em nosso lugar?” Conhecendo cada vez mais a prática de Jesus, os cristãos vão construindo a própria vida e orientando suas ações por tudo o que Jesus falou e fez. Essa simples experiência vivida nos grupos de rua é semente de nova liderança nas comunidades.

Pastoral da Juventude (PJ)

Coordenação Capela Santa Teresa: Matheus Gutierres
Facebook: https://www.facebook.com/matheus.gutierres.121

Coordenação Capela São Sebastião: Ederson Mendes
Facebook: https://www.facebook.com/ederson.mendesdearaujo

Coordenação Capela Nossa Senhora Aparecida: Milton Júnior
Facebook: https://www.facebook.com/milton.junior.750

Reuniões:

Confira a Agenda Paroquial e veja quando será a próxima reunião desta pastoral.

O que é esta Pastoral?

A Pastoral da Juventude é composta, organizada, desenvolvida e executada por jovens. Seu objetivo é despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo, desenvolvendo com eles um processo global de formação a partir da fé, para formar líderes capacitados a atuarem na própria Pastoral da Juventude ou em outras Pastorais da Igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da mulher, bem como da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação.

Ministério Extraordinário da Sagrada Eucaristia

Coordenação:

Contato: Irmã Clara
2467-0101

Sobre o Ministério:

Grupo de fiéis batizados, que assumem o compromisso de zelar pelo tesouro mais precioso de nossa Igreja, a Eucaristia, presença viva de Jesus Cristo. Os Ministros recebem o devido preparo e exercem, extraordinariamente, seu ministério nas missas e celebrações e nas visitas aos enfermos, levando Jesus.

Ministério Extraordinário da Palavra

Coordenação:

Padre César Augusto

Contato: 2467-0342

Ministério Jovem - RCC

Coordenação: Thiago Santos

Contato: 98151-6508

Encontros:

Domingos, 18h – Na Capela São Sebastião

Sobre o Ministério:

O Ministério Jovem é responsável por evangelizar a juventude. Ele busca proporcionar e incentivar momentos de evangelização dos jovens, apoiando os grupos de oração nestas atividades, produzindo material e ajudando na formação de outros jovens evangelizadores.
Como parte desta formação, também são realizados encontros onde se trabalha questões desta faixa etária como afetividade, sexualidade e outros assuntos referentes à juventude. O ministério tem por objetivo levar ao jovem a ter tudo de bom que a vida oferece sem exageros, excessos, que a juventude possa ter uma vida cheia do Espírito Santo.

Ministério de Visitação

Coordenação:

Contato: **Aguardando Informações

Sobre o Ministério:

** Aguardando conteúdo

Nossa Senhora das Vocações (Grupo)

Coordenação: Terezinha Lima

Contato: (11) 2471-7531

O que é este Movimento?

Movimento de peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Vocações, rezando nas casas pelas vocações de nossa Igreja.

Renovação Carismática Católica

Coordenação: Francisco Oliveira

Contato: 4969-9284
Facebook: https://www.facebook.com/francisco.avivamento

Reuniões:

Grupos de Oração às terças às 19h30 (na Capela Matriz Santo Alberto Magno)

O que é este Movimento?


Pastoral da Sobriedade

Coordenação: Maria Lúcia de Jesus

Contato: (11) 2469-5450

Grupo de Auto Ajuda

Todas as Segundas, às 20h00 – em Santo Alberto

O que é esta Pastoral?

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química.

É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.

Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

Pastoral da Saúde

Coordenação: Maria Cavalcante

Contato: 2467-2864

Reuniões

Confira a Agenda Paroquial e veja quando será a próxima reunião desta pastoral.

O que é esta Pastoral?

 A Pastoral da Saúde, é uma das Pastorais Sociais da CNBB e com organização cívico-religiosa, sem fins lucrativos, de atuação em âmbito nacional e de referencia internacional, sob CNPJ 05.161.381/0001-04, comprometida em defender, preservar, cuidar, promover e celebrar a vida (ou seja,saúde plena) de todo o povo de Deus, independente de quaisquer fatores de exclusão social, inclusive do credo.Com dezenas de milhares de agentes por todo território nacional, esta pastoral atua em três dimensões: solidaria,comunitária e político-institucional.

 

Terceira Idade (Grupo)

Coordenação: Ana

Contato: (11) 2466-7785

Encontros:

Todas as Segundas, às 14h – no Salão Santo Arcângelo Tadini

O que é esta Pastoral?

O Grupo da 3ª Idade, é uma criação do nosso Centro Social, onde nossos paroquianos mais experientes de divertem com tarde de bingo, danças, passeios, finais de semana no litoral e sítios, brincadeiras… Muita diversão! Para ser membro do grupo, procure a coordenação.

Terço dos Homens

Coordenação: Márcio Fábio Galvão

Contato: (11) 2467-1633

Encontros:

Procure a Coordenação e se informe sobre as datas dos Terços.

O que é esta Pastoral?

NOSSA MISSÃO É LEVAR OS HOMENS DO BRASIL E DO MUNDO A DEUS ATENDENDO AO PEDIDO DELAS.
Assim como todas Nossas Senhoras é uma só, o Terço dos Homens Movimento Mariano, seja com que nome for, também o é.