download
“Ser padre é uma construção cotidiana que é feita na intimidade com Deus, na comunhão com a Igreja e no exercício ministerial.”
Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo / RS.
Nossa diocese ainda está em festa: recentemente a igreja de Cristo ganhou três novos sacerdotes e pastores do povo. Três homens que disseram sim à sua vocação, que firmaram com nossa igreja o compromisso de representar Cristo na terra. Aconteceu também há alguns dias atrás o aniversário de 10 anos de vida sacerdotal do nosso pároco, que outro não é senão o carismático Padre Cesar. Dez anos de pastoreio, dez anos de adesão ao evangelho de Cristo.
Mas, será que é fácil ser Padre?
Antes de mais nada, é preciso mencionar o significado da palavra PADRE. Ela é de origem latina denominada PATER, que significa “pai”.  Portanto, um padre é como um pai, que orienta, educa, dá bronca quando necessário, guia para os caminhos do bem, pastoreia. E não é só isso. Esse pai precisa estudar muitos anos Teologia e Filosofia, além de viver em um seminário por muito tempo, abdicando-se muitas vezes de sua família, de lazer, de diversão e de tantos outros prazeres da vida. Ele é de fato um escolhido por Deus!
A rotina diária de um padre é repleta de compromissos. Ele visita doentes, ministra sacramentos, recebe confissões representando o próprio Cristo, celebra casamentos, guia o povo de Deus ensinando-os a viver como Cristo viveu, e o mais belo (na minha opinião): ele preside a Santa Missa. Todo o sacrifício vivido por Jesus há mais de dois mil anos é lembrado em uma Santa Missa, onde um sacerdote a preside. Que gesto belo! Quanta beleza está envolvida nessa celebração. Nós somos alimentados espiritualmente pelas palavras do sacerdote. Pelo seu exemplo, devemos nos tornar mais fraternos e mais irmãos.
Então, respondendo a pergunta inicial, certamente não deve ser fácil ser Padre. Mas, basta olhar nos olhos desses homens de Deus que percebemos o tamanho do amor que eles têm pelo lindo trabalho que exercem.
Roguemos a Deus para que muitos homens sintam em seu coração esse chamado. E coloquemos também em oração a vida e a vocação de todos os padres, que representam de um modo tão especial a vida e a obra de Cristo no mundo.

Ivan Costa
Catequista de Crisma da Paróquia Santo Alberto Magno e Nossa Senhora das Graças