ano-liturgico-completo“Como os olhos dos servos estão fixos nas mãos de seus senhores, como os olhos das servas estão fixos nas mãos de suas senhoras, assim nossos olhos estão voltados para o Senhor, nosso Deus, esperando que ele tenha piedade de nós.” (Salmo 122 (123),2)

 

Vamos falar de Liturgia!

 

 

As cores litúrgicas na Igreja Católica Apostólica Romana são reguladas pelo nº. 345 da Introdução Geral do Missal Romano (IGMR), sobre as cores em relação as vestes, diz: “A diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente, de modo mais eficaz, por um lado o caráter peculiar dos mistérios da fé que se celebram; por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do Ano Litúrgico”. Por meio das cores, a liturgia sagrada da Igreja apresenta uma linguagem própria, que envolve os cristãos no Mistério Pascal de Jesus Cristo.

 

BRANCO

Significado: Alegria, vitória, pureza.

Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.

 

VERDE

Significado: Esperança.

Usa-se nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.

 

ROXO

Significado: Penitência, serenidade.

Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.

 

 

ROSA

Significado: Espera para a Alegria do Natal e Páscoa

O rosa é uma cor opcional, que pode ser usado no 3º domingo do Advento e 4º domingo da Quaresma.

 

VERMELHO

Significado: Martírio, Fogo e o Espirito Santo.

Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

 

PRETO

Significado: Luto, tristeza

É sinal de tristeza e luto. Hoje é pouco usado na liturgia, normalmente substituído pelo roxo

 

DOURADO

Significado: Jubilo, festa e alegria, triunfo

Usa-se em Solenidades como Páscoa, Natal, Cristo Rei. Substitui o branco, o vermelho ou o verde nas circunstâncias solenes.

 

AZUL

Significado: Solenidades da Santíssima Virgem Maria. O azul não é uma das cores litúrgicas previstas pela IGMR, mas seu uso é largamente difundido no Brasil, Portugal e alhures.

 

 

 

 

 

CORES NÃO PREVISTAS NA I.G.M.R.

A nova IGMR não repete, em sua edição latina, o texto do antigo nº. 309, que estabelecia: “Em dias de maior solenidade podem ser usadas vestes litúrgicas mais nobres, mesmo que não sejam da cor do dia.” Contudo, a manutenção de tal norma subjaz à interpretação do atual nº. 347 (antigo 310), ao estatuir que “As Missas Rituais são celebradas com a cor própria, a branca ou a festiva;”

 

Por meio do simbolismo das cores a Igreja Católica mantém viva a expressão de cada mistério celebrado, desenvolvendo a consciência cristã para aquele momento em particular que vive a Igreja ao longo do ano.

 

 

 

Fernanda de Almeida